ALERTA: FORMA DE COZINHAR O ARROZ PODE TE ENVENENAR!

Luis Felipe Souza CUnha      sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Compartilhe esta página com seus amigos

 

Hoje gostaria de compartilhar, com você,  um assunto muito comum na culinária brasileira, e mais especificamente, nas nossas casas! A forma mais comum de cozinharmos nosso arroz pode estar nos envenenando… Isso mesmo!

Você ferve o arroz e espera a água evaporar? Segundo um cientista, isso pode envenenar a sua comida.

Essa matéria saiu na Super Interessante e diz o seguinte:

A maneira que você cozinha arroz pode colocar a sua vida – e as das pessoas que comerem o alimento – em risco. Andy Meharg, professor da Universidade de Queens, no Reino Unido, revelou durante um programa da BBC que o arroz pode liberar arsênico se você utilizar um método bem comum de cozimento.

A técnica tradicional consiste em usar a proporção de duas partes de água para uma de arroz e ferver o alimento até que todo o líquido evapore. Após realizar esse processo, Meharg descobriu vestígios de arsênico no arroz, um elemento químico associado a uma série de doenças, como câncer e diabetes.

O arsênico é encontrado naturalmente no solo. Por isso, pequenas quantidades desse produto químico podem infectar o alimento. Geralmente, os níveis tóxicos são tão baixos que não causam preocupação às autoridades.

No caso do arroz, no entanto, a história é diferente. Isso porque, ele é cultivado em plantações inundadas e esse método faz com que o arsênico do solo entre com mais facilidade nos grãos. De acordo com a reportagem da BBC, o arroz tem cerca de 10 a 20 vezes mais arsênico do que outras culturas de cereais.

A única coisa que posso comparar (com o ato de comer arroz) é fumar”, disse Meharg. “Se você fuma um ou dois cigarros por dia, seus riscos serão muito menores do que os riscos de uma pessoa que fuma 30 ou 40 cigarros diariamente. Depende da dose, quando mais você comer, maior é o risco.”

O que preocupa o professor não é a quantidade de arroz que um adulto come, mas quantas porções do grão que crianças ou bebês ingerem. “Sabemos que os baixos níveis de arsênico podem impactar o desenvolvimento imunológico, o crescimento e o desenvolvimento do QI.”

Em 2014, a agência que regula medicamentos e alimentos nos EUA, a FDA, apresentou uma pesquisa que revelou que os níveis de arsênico em mais de 1.300 amostras de arroz não oferecem risco imediato ou no curto prazo para a saúde. Contudo, o órgão disse que continuaria a investigar se o consumo do grão poderia causar doenças crônicas.

Alternativas

Apesar de a pesquisa ser importante para que mais estudos seja feitos sobre o assunto, isso não significa que você precisa parar de comer arroz. No programa, o professor também apresentou duas outras maneiras de cozinhar o alimento para ficar parcialmente livre do arsênico.

A primeira é usar uma proporção de cinco partes de água para uma parte de arroz e ainda tirar o excesso de água. Com isso, os níveis do produto tóxico foram quase reduzidos pela metade. A segunda é deixar o arroz de molho durante a noite e depois drenar a água. Assim, o grau de toxina é reduzido em 80%.


Gostou? Então curta, compartilhe e comente!!

Abraços…

Luis Felipe Souza Cunha
www.amoraculinaria.com.br

Comentários

NEWSLETTER

Acompanhe todas as nossas novidades em artigos, receitas, cursos, ebooks e muito mais...


Plano Seca Tudo 30 Dias​​​​​​​

Escolha 17 das deliciosas opções de alimentação balanceada e saudável de verdade. Não cobramos taxa de entrega para entrega total do plano.

BRIGADEIRO GOURMET

Você não precisa de muito para se tornar uma empreendedora de sucesso. Clique na imagem e saiba mais... 

 

BOLO NO POTE

Descubra Como Aprender uma nova Profissão e se Destacar na Crise!!! Um Curso Incrível, feito com Amor! Clique na Imagem e Saiba Mais...

CUPCAKES

Quer Preparar Cupcakes Incríveis e Cheios de Sabor? Com o Curso Avançado Você Pode! Receitas Gourmet e Coberturas Perfeitas e ainda Técnicas para fazer a Voltinha Perfeita da Cobertura, está esperando o que para Realizar todos os seus SONHOS?! Clique na imagem abaixo e conheça o curso...

Nossos Artigos

DOCE FITNESS, APRENDA UMA RECEITA DELICIOSA!

quarta-feira, 6 de setembro de 2017

BOLO NO POTE: 5 RECEITAS PARA FAZER E VENDER!

quinta-feira, 7 de setembro de 2017

ALERTA: FORMA DE COZINHAR O ARROZ PODE TE ENVENENAR!

sexta-feira, 8 de setembro de 2017

FATURANDO R$ 720 MIL SÓ COM BRIGADEIRO?

sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Frango Mancarra de Lucas Fernando

sábado, 9 de setembro de 2017

Irmãs faturam mais de R$ 6000/mês vendendo Bolo no Pote

terça-feira, 12 de setembro de 2017